domingo, 11 de outubro de 2009

OBAMA, O DA PAZ


A direita conservadora e raivosa americana deve ter acordado nesta sexta-feira de mau humor com a notícia do prêmio Nobel da Paz conferido a Barack Obama. Quando tudo indicava que o presidente estava vulnerável e enfrentando dificuldades para aprovação de seu projeto de reforma da saúde e tendo que decidir com urgência se manda mais tropas para o Afeganistão, eis que vem um instituto insuspeito como o Nobel e lhe confere o prêmio da paz.

“Obama criou um clima novo para a política internacional”, segundo o instituto que escolhe todos os anos aqueles que merecem receber o Prêmio Nobel. “Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais se papel de protagonista”.

E mais adiante, segue a exposição do Instituto Nobel: “A visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento. Graças à inicativa de Obama, os EUA estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos obstáculos da mudanças climáticas que afrontam o mundo”.

Nos últimos anos, outros dois americanos ganharam o Nobel da Paz. O ex-presidente Jimmy Carter, em 2002, por seu trabalho como mediador, e o ex-vice Al Gore, por sua luta contra as mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário