sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CHINA: 60 ANOS DE COMUNISMO


A China deu nesta quinta-feira uma impressionante demonstração de poderio militar, econômico e cultural na comemoração dos 60 anos da revolução comunista. Além do desfile militar, que contou com soldados milimetricamente alinhados e modernos tanques e mísseis, grupos de dança, atletas de várias modalidades esportivas e outras manifestações culturais fizeram um belíssimo espetáculo de cores e formas que envolveu ao todo 180 mil pessoas, entre as quais 80 mil crianças, que foram as primeiras do mundo a receberem a vacina contra a Gripe A.

A festa foi na histórica Praça Tianamen, e o presidente chinês, Hu Jintao, aproveitou a oportunidade para elogiar a fórmula de partido único que gerou, segundo ele, um vertiginoso crescimento econômico e transformou a China da terceira economia do mundo em uma superpotência capaz de rivalizar em pé de igualdade com os EUA e seu modelo capitalista.

Mas ao lado do progresso, cresceu também a obsessão pela segurança. O medo de atentados, levou o governo a pedir à população que permanecesse em casa, que assistisse às comemorações pela televisão. Os vôos sobre Pequim foram suspensos durante a festa e o metrô não funcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário