quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lula culpa governantes 'duas caras' por atraso na transposição

Em discurso nesta quarta-feira (14), na cidade de Buritizeiro, no norte de Minas Gerais, o presidente Lula colocou a culpa do atraso nas obras de transposição do rio São Francisco nos "governantes duas caras", nas palavras do próprio.

"Essa obra foi pensada em 1847, ainda no tempo em que D. Pedro era o imperador brasileiro. E essa obra, quase 200 anos depois, ela não conseguiu andar pra frente porque nós tivemos muitos governantes duas caras".

Em outro momento, Lula admitiu que o processo de revitalização do rio não será concluído no final de sua gestão.

"Eu certamente não vou ver no meu mandato tudo aquilo que está sendo feito, mas certamente ainda estarei vivo para fazer uma outra caravana pelo rio São Francisco para gente poder ver o que vai acontecer". Ouça o discurso de Lula na íntegra.

Em Minas, o presidente vistoria obras de esgotamento sanitário.

O projeto de revitalização do São Francisco compreende obras de saneamento básico (resíduos sólidos, esgoto), contenção de barrancos, controle de processos erosivos e recuperação de matas ciliares, e melhoria da navegabilidade do rio.

De acordo com informações do Blog do Planalto, quando concluídas, as obras de revitalização e integração com a bacia hidrográfica beneficiarão mais de 12 milhões de pessoas e 398 municípios, oferecendo acesso à água para consumo, irrigação e pequena agricultura, e sistemas de saneamento básico.

Roteiro

Após vistoria em Buritizeiro (MG), o presidente Lula viaja para Barra (Bahia), onde visitará, a bordo do navio Agência Flutuante Saldanha Marinho, da Marina do Brasil, os defletores e pontos de dragagem e controle de processos erosivos às margens do rio São Francisco. Visita em seguida a Vila Nossa Senhora da Conceição (antiga Vila do Louro-BA).

Próxima parada é o Lote 11 da obra, próximo às cidades pernambucanas de Arcoverde e Custódia. Lá confere o trabalho noturno das perfuratrizes, que vão assegurar a irrigação e reduzir consideravelmente os efeitos da seca na região.

Lula dormirá no acampamento do canteiro de obras. A agenda presidencial continua na quinta-feira, com a apresentação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Em seguida, se encontrará com trabalhadores da obra e moradores locais. Lula segue então, de helicóptero, para a Barragem de Itaparica, onde visitará os canteiros de obras na tomada d’água do Eixo Leste e obras da Estação de bombeamento vertical 1 e o canal.

O presidente se encontrará com trabalhadores da obra e voará novamente de helicóptero para os lotes 1 e 2 do Eixo Norte, próximos a Cabrobó (PE).

Na sexta-feira, Lula visitará as obras de concretagem do canal e seguirá para a Vila Produtiva Rural Junco, onde visita unidade habitacional e escola comunitária construídas para moradores que tiveram que ser reassentados devido às obras no rio São Francisco. Ao todo, serão construídas 18 vilas produtivas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário