sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma estátua de dois mil anos


Foi graças a uma tempestade que atingiu a cidade israelense de Ashkelon que uma estátua romana feminina que estava enterrada havia séculos, foi encontrada. Mas quem a descobriu não foi um arqueólogo e sim uma pessoa comum que passava pelo local atingido pela tormenta.
A escultura de mármore branco tem 1,2 m de altura e pesa 200 kg. Segundo a autoridade que cuida das antiguidades de Israel, a estátua tem entre 1,8 mil e 2 mil anos.
A porta-voz da entidade, Yoli Schwartz, disse que, embora sem os braços e a cabeça, a estátua conta com "sandálias delicadamente esculpidas" e intactas.
O órgão de antiguidades já levou a obra para uma série de testes e estudos.
Enquanto a tempestade revelou mais essa relíquia, por outro lado,danificou outros sítios arqueológicos, como o porto romano de Caesarea. Os especialistas devem visitar a área para avaliar os danos.
Uma descoberta dessa faz com que os estudiosos do assunto delirem em suas conjecturas. Quem teria sido a musa inspiradora da estátua? Talvez eles não descubram nunca, mas só de ter uma peça dessa em mãos, descoberta pelos desígnos da natureza, já valeu a pena, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário