segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uma casa que é um ovo


Em tempos de crise toda a criatividade é pouca para economizar dinheiro,esticando o orçamento e para isso, às vezes, é preciso se abrir mão de conforto e espaço. Mas também não precisa exagerar, como fez este arquiteto chinês Dai Haifei de 24 anos, do qual só se vê o rosto saindo dessa coisa que mais parece um ovo. E não deixa de ser!
É que sem poder pagar os altos aluguéis do centro de Pequim, Haifei, construiu uma "casa" móvel em formato ovalado que pode ser instalada até numa calçada movimentada da cidade. Ela é feita de bambu e madeira, tem 1,8 metros de altura e sua energia elétrica é gerada por painéis solares instalados no topo.
Para diminuir o frio e o calor dentro da cápsula, o arquiteto colocou sementes de grama em toda a superfície da casa, o que deve equilibrar a temperatura assim que o mato crescer.
O arquiteto instalou "o ovo" na calçada em frente ao seu escritório. Ele só usa a cápsula - que tem apenas uma cama, uma pia e uma lâmpada - para dormir. "Apesar de ser simples, eu me sinto bem morando aqui. É um pouco frio de vez em quando, mas eu consigo economizar muito dinheiro", disse ele à imprensa local.
Muio interessante e criativo, entretanto isso está me parecendo mais uma jogada de marketing para Haifei mostrar seu talento e suas idéias arrojadas de arquiteto moderno e antenado com o os problemas atuais. Mas de qualquer forma, não deixa de ser uma alternativa se vierem dias mais difíceis ainda por aí, não é mesmo?
Você acha que daria para morar nesse verdadeiro "iglu" dos tempos modernos? Dá só uma olhadinha no espaço disponível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário