quinta-feira, 22 de abril de 2010

Toyota é proibida de comercializar Corolla no estado de Minas Gerais

A partir do dia 22 de abril, as concessionárias Toyota localizadas no estado de Minas Gerais estão proibidas de comercializar o Corolla. O modelo também não poderá ser mais emplacado pelo Detran. A proibição foi feita pelo promotor de justiça de defesa do consumidor do Procon Estadual. Depois de duas audiências, o promotor considerou que o veículo oferece riscos para o consumidor. Nesse caso, trata-se do acelerador que pode se prender no tapete do veículo, ocasionando acidentes. Apesar de dois recalls terem sido realizados pela marca, relatos continuam sendo publicados na Imprensa.

A Toyota passa atualmente por uma enorme crise, já que agora está envolvida no maior recall de veículos de toda a história. Caso algum Corolla seja vendido, a multa varia de R$ 300 a R$ 3 milhões para a concessionária. Segundo o promotor, Amauri Artimos da Matta, os Corolla comercializados até o fim de 2009 não contam com orientações da montadora sobre o risco existente dos tapetes se prenderem ao pedal do acelerador.

A Toyota até agora não se pronunciou sobre a decisão. A venda do veículo no estado poderá voltar ao normal quando a Toyota adotar medidas exigidas pelo Procon, sendo elas informar com clareza os riscos do veículo e substituir os tapetes que estão nos veículos já produzidos por outros tapetes seguros, além de melhorar a fixação do produto. Concessionários da marca permanecem desesperados e desorientados com a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário