O motorista não é único que deve estar atento às placas de sinalização e seus significados. Pedestres, ciclistas, motociclistas e até condutores de veículos de tração animal têm que estar de olho em como proceder, conhecendo as proibições e os direitos. Além disso, entre a sinalização de indicação existem as placas com mensagens de educação e comportamento no trânsito.
Entre os conjuntos de sinais de regulamentação, existem as placas “proibido trânsito de bicicletas”, “proibido trânsito de máquinas agrícolas”, “proibido trânsito de pedestres” e “proibido trânsito de veículos de tração animal”, além de indicações para o pedestre andar pela direita ou esquerda.
Mas os transeuntes devem ficar atentos para sinalizações aparentemente voltadas para os condutores de carros. Placas do tipo “duplo sentido de circulação”, “passagem obrigatória” e “vire à esquerda” podem significar a vida do pedestre.
Especiais
No conjunto de sinais de advertência, há as placas especiais para pedestres, chamando a atenção para a existência ou natureza de perigo na via. Entre as placas de indicação, há aquelas educativas, com mensagens do tipo “pedestre, aguarde o sinal verde”, “utilize a passagem subterrânea” ou “pedestre, atravesse na faixa”. Em qualquer caso, é sempre bom ler e respeitar o que está indicado.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário