Os cartões de crédito cobram não apenas juros que estão entre os mais altos do mercado, mas também cobram tarifas dos usuários dos cartões e das lojas que aceitam cartões na hora de cobrar. Essas tarifas agora estão na mira do governo.
Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a cobrança de tarifas vai passar a ser regulamentada pelo Banco Central (BC). O governo já disciplina as tarifas bancárias, e agora deverá passar a orientar também as tarifas de cartão.
Segundo Barreto, o ministério vai enviar à Câmara dos Deputados um projeto de lei para regulamentar todo o setor de cartões de crédito, e não apenas as tarifas.
Há alguns anos o BC vem atuando com força no setor de cartões para tentar facilitar a vida dos consumidores e dos lojistas. Uma das maiores disputas foi a exclusividade das redes. Cada bandeira de cartão de crédito tem sua própria rede de processamento. Os terminais Visa não aceitam transações com cartões Mastercard, e vice-versa, o que obriga os comerciantes que não queriam perder negócios a arcar com o custo de dois terminais.
A intervenção do BC e das autoridades do direito econômico fez com que a exclusividade tenha hora para acabar: no início de junho de 2010, as empresas terão de processar transações de outras bandeiras em seus terminais, o que deve facilitar principalmente a vida do comerciante, que não terá de arcar com o custo de mais de um terminal.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário