
Os milhares de brasileiros que chegaram a Nova Orleans a partir de setembro de 2005, atraídos pela oferta de trabalho na reconstrução da cidade arrasada pelo furacão Katrina, tiveram um papel fundamental nesse processo, diz a pesquisadora americana Annie Gibson.
Além de destacar a contribuição brasileira, a pesquisadora revela que os nossos comnterrâneos se integraram à comunidade local, "criando uma nova forma híbrida de cultura”.
O Katryna chegou a Nova Orleans em 29 de agosto de 2005, causando a destruição de 70%das casas e a morte de mil e quinhentas pessoas.
Motivados pela campanha que convocava mão de obra para reconstruir a cidade, muitos brasileiros recém-chegados aos Estados Unidos, espalhados por locais como Boston, Atlanta ou cidades da Flórida, acabaram sendo atraídos para Nova Orleans. A maioria sem documentos legais.
Segundo Gibson, em 2007 havia cerca de 10 mil brasileiros em Nova Orleans. A pesquisadora afirma que há menos relatos de discriminação contra brasileiros do que em relação a outros latinos. Muitos passam por moradores locais.
A influência da comunidade brasileira é tão grande que até o Mardi Gras, o tradicional carnaval de Nova Orleans, já tem um bloco chamado Mardi Folia, no estilo dos blocos do Carnaval brasileiro. Até mesmo os moradores locais começaram a aderir aos blocos”, afirma a pesquisadora. (com informações da BBCBrasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário