quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Tolerância zero no Rio de Janeiro
Pelo menos para os comerciantes que insistirem em usar sacolas de plástico. A secretaria Estadual do Meio Ambiente já disse que vai endurecer cada vez mais a fiscalização e quem não obedecer pode pagar multa de até R$ 20 mil.
A secretaria informou que as empresas já tiveram mais de um ano para se adaptar às novas regras do uso de material reciclável em suas sacolas, por isso quem não cumprir as determinações tem que pagar por isso.
A Lei ainda não proíbe totalmente o plástico, mas estimula a diminuição de seu uso e substituição por sacolas reaproveitáveis. Os mercados deverão optar por uma das três obrigações da lei: fornecer bolsas reutilizáveis; dar desconto de três centavos a cada cinco produtos comprados sem o uso de sacola plástica ou trocar 50 bolsas desse tipo por 1 kg de alimento da cesta básica.
Muito louvável essa enorme preocupação do governo do estado em relação ao meio ambiente, instituindo a tolerância zero para fazer cumprir a nova lei do material reciclável nas bolsas comerciais. Diante disso fiquei pensando. Porque não ser assim tão radical diante de outros tantos problemas que o povo do Rio enfrenta,obrigando os responsáveis a cumprir as regras básicas de atendimento e serviços à população, dando a ela uma boa qualidade de vida? Se está dando certo a tolerância zero para preservar o meio ambiente, porque não usa-la também para preservar a tranquilidade e segurança do cidadão carioca? A pensar, heim?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário