O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), o Sebrae e as entidades parceiras de ambos na execução do Projeto Consciência Limpa decidiram criar um comitê técnico para a formulação e adequação do regulamento e conformidade do processo de certificação do Programa “Selo Verde” para Lavanderias Industriais do Agreste do Estado.
O Comitê Técnico será dividido em dois subcomitês: “Gestão Ambiental” e “Segurança e Saúde Ambiental Ocupacional”. Integram os subcomitês representantes do Itep, Sebrae, Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Sindvest, Associação Comercial e Industrial de Toritama (ACIT), Associação de Lavanderias de Caruaru (ALC), Associação Comercial de Riacho das Almas (ACRA), Associação Comercial e Industrial de Vertentes (ACIV), Associação Comercial Industrial de Caruaru (ACIC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundacentro, Federação das Indústrias de Pernambuco e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Sob orientação da consultora Maria Marisete, do Sebrae, os integrantes do comitê vêm se reunindo no Centro Tecnológico da Moda (CT Moda), em Caruaru, unidade da rede de centros tecnológicos gerenciada pelo Itep, com o objetivo de estabelecer os níveis de inserção e classificação para certificação das empresas de lavanderias dos municípios de Caruaru, Toritama, Riacho das Almas e Santa Cruz do Cabiparibe, que atendam os critérios para aquisição do Selo Verde.
O grupo irá definir na próxima reunião, prevista para o dia 2 de setembro, as características e os possíveis limites de tolerância para os lançamentos de efluentes, emissão atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, além das normas de regulamentação a serem incluídas, como a NR 13, que trata de “Caldeiras e Vasos de Pressão” na área de segurança e saúde ocupacional.
De acordo com o coordenador técnico do Projeto Consciência Limpa, Jéferson Silva, do Itep, as adequações finais do projeto devem acontecer até o dia 30 de novembro, quando se encerra o prazo para o encaminhamento ao Sebrae e ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que habilitará a empresa certificadora a conceder o Selo Verde às lavanderias. A provisão é que, em 2011, as lavanderias habilitadas pelo programa já comecem a operar com o Selo Verde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário