domingo, 16 de janeiro de 2011

NEGÓCIO DA CHINA


O crescimento da China não para e está cada vez mais diversificado. O país vem saindo na frente de muitas potências mundiais em vários segmentos. No setor da construção de pontes e viadutos o know how chinês vem sendo copiado mundo afora pela rapidez e eficiência de suas estruturas.
Agora mesmo acaba de ficar pronta a ponte Qingdao Haiwan, com mais de 42,5 quilômetros de extensão, é a maior do mundo sobre a água. Ela une as cidades de Qingdao e Huangdao, encurtando em 30 quilômetros a distância entre elas e reduzindo o tempo do trajeto em 20 minutos.
A ponte levou 4 anos para ser construída, custou mais de R$ 14 bilhões e usou a força de trabalho de 10 mil pessoas. As 450 mil toneladas de aço utilizadas na estrutura da ponte suportam tufões, terremotos de até 8 pontos na escala Richter e o impacto de um navio de 300 mil toneladas.
Mas a China já avisou que não vai parar por aí. Pretende bater o seu próprio recorde com outra ponte que está construindo desde 2009, com 50 quilômetros de extensão para ligar a ilha de Hong Kong ao restante do território do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário