quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nocaute na oposição

A oposição fez, recentemente, uma visita ao canteiro de obras da duplicação da BR-104, que liga Caruaru a Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, dois dos maiores centros do mundo da sulanca do Nordeste. E saiu de lá afirmando que não havia encontrado um só operário trabalhando.



Anteontem, já passava da meia noite, quando passei por ali e me deparei com uma cena inédita: um clarão aberto por três geradores móveis permitia a efetivação do chamado “turno do bacurau” por mais de 40 trabalhadores. Parei e filmei para documentar.



A princípio, pensei: o governador autorizou o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, a criar um terceiro turno pela madrugada para ter mais uma grande obra de visibilidade nas eleições do ano que vem. Mas o secretário foi comedido.



“Estamos acelerando a obra, porque a sua primeira etapa – de Caruaru a Brejo da Madre de Deus – está prevista para março, época em que a estrada fica supercongestionada por causa da Paixão de Cristo”, saiu pela tangente. Tecnicamente, Sebastião pode ter lá suas razões.



O fato, porém, é que o governador, já com R$ 308 milhões do PAC assegurados, quer pressa. Afinal, mostrar no guia uma obra apontada como uma ficção é nocautear a oposição logo no primeiro round.



MEGAOBRA – Batizada de “Estrada do Jeans”, a duplicação da BR-104 tem 51,4 km de extensão. A União, através do PAC, entrou com R$ 260 milhões, enquanto o Estado está dando uma contrapartida de R$ 46 milhões, segundo o secretário Sebastião Oliveira. A obra é, por si só, gigantesca: só na parte urbana de Caruaru estão sendo construídos 10 viadutos e nas vertentes da cidade de Toritama, a capital do jeans, será erguido um túnel parecido com o Cascavel, da Serra das Russas.

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