As pessoas que se acham bondosas vivem ajudando aos outros, fazendo favores, caridades, etc. Muitas vezes deixam a própria vida para cuidar da dos outros.
É uma verdadeira filantropia, altruísmo, amor ao próximo.
Mas nisto há um pouco de orgulho e de ansiedade. Quem ajuda se julga em condição superior ao que a recebe. Muita gente está pronta a ajudar, mas não quer receber. Se sente ofendido e humilhado em receber favor. Não querem ficar por baixo. Outros esperam que quando precisar deve receber a ajuda que praticou de volta.
“- Eu o ajudei, mas quando precisar, você terá que me ajudar também”.
O problema é que quem faz bondade, julga-se bom. E por achar-se bom, espera que seja respondido no mesmo nível. Todos que fazem bondades esperam ser retribuídos de alguma forma.
Mesmo quando fazemos um pequeno favor, esperamos ouvir um “muito obrigado”. Se isso não acontecer, ficamos desapontados, alguns até enfurecidos.
– Onde já se viu... Eu ajudei aquela pessoa e ela nem me agradeceu! Não a ajudo mais.
Ainda que alguém diga que não espera retribuição pelo que fez, na verdade, espera que a vida o privilegie de alguma forma.
Quando chamaram Jesus de bom, Ele rejeitou essa nomeação e disse: Bom é somente Deus.
Só agora posso entender porque Jesus respondeu assim. Ele nos dá o exemplo de humildade, negando que fosse bom. Realmente Ele não esperava por recompensa nem reconhecimento pelos seus feitos.
E todos sabem: Jesus é Bom.
Ele nunca disse: - “me digam muito obrigado” ou “reconheçam o bem que estou fazendo a vocês”.
Jesus não deu a Sua vida na cruz esperando que algo bom o acontecesse ou que a vida fosse melhor para Ele; ou que o Pai o isentasse de alguns sofrimentos.
Talvez você pergunte: porque eu faço coisas boas e me acontecem coisas ruins? Eu não merecia esse sofrimento, uma vez que sempre ajudei aos outros. Eu merecia ter mais sorte na vida e maiores oportunidades pelo que já fiz de bom.
Eu te digo que aqueles que se julgam ruins, quando algo indesejado acontece, são consolados, pois pensam que isso é bastante justo.
Mas os que se acham bons ficam inconsoláveis.
Por muito tempo pensei que fosse bom. E isso só me trouxe transtornos. Quando algo errado acontecia, ficava inconformado.
Hoje tenho convicção que não sou bom. Faço coisas absolutamente normais. Se minhas atitudes forem boas, não faço nada de mais.
Não se julgue bom. Bom é Deus. Jesus mesmo disse isso.
Faça a sua vida e sempre que puder, ajude ao próximo, mas não viva a vida dos outros.
Não espere recompensa ou privilégios pela bondade praticada. Praticar bons atos é uma coisa normal. Todos devem fazer isso.
Se algo ruim te acontecer, lembre-se que você não é bom. A bíblia diz: Do que se queixa o homem? De seus próprios pecados.
Lembre-se do que Jesus disse: Bom é Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário