quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
DEFICIENTES VISUAIS NA DIREÇÃO
Se até pouco tempo atrás alguém dissesse que um deficiente visual seria capaz de dirigir um carro, ninguém acreditaria, não é mesmo? Pois agora,pesquisadores da Universidade Virginia Tech, nos EUA, desenvolveram uma tecnologia que torna isso possível.
Trata-se de uma verdadeira parafernália tecnológica que conta com um carro adaptado, sistema de navegação, internet e luvas especiais, que vibram ao sinal de curvas no trajeto.
O carro conta com um recurso conhecido como “interface não visual”. Assim, sensores que registram todos os acontecimentos ao redor dele mandam essas mensagens para o sistema central - e depois, para o condutor por meio das luvas.
A tecnologia é um tanto complicada de entender mas ela foi testada no último fim de semana por um deficiente visual, o diretor da Federação Nacional para cegos dos EUA,Mark Riccobono.
Durante o teste Riccobono conseguiu desviar de obstáculos estáticos e em movimento, lançados de uma van. A novidade, que ainda não tem nome, está em fase experimental e não tem previsão para chegar ao mercado, pois ainda não há legislação que aprove esse tipo de acessório para os deficientes visuais.
Mas se tudo der certo, vai ser mais um passo para melhorar a qualidade de vida daqueles que não conseguem enxergar mas que amam a vida e querem participar dela cada vez mais ativamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário