segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ANTES E DEPOIS DA MALDADE


A moça da foto é Bibi Aisha, a jovem afegã que teve o nariz e as orelhas arrancadas pelo marido. A imagem da esquerda é chocante, e acaba de ser premiada com o World Press Photo como a melhor foto jornalística de 2010.

A história da jovem Bibi Aisha, 18 anos, é muito triste. Os ferimentos que sofreu, quando vivia numa província ao sul do Afeganistão, foram ordenados por um comandante do Talebã depois dela ter fugido de seu marido, alegando que era tratada com violência por ele.

Bibi foi encontrada pelo Talebã na casa dos seus pais, onde buscou refúgio.Após o veredicto imposto pelo comandante, o cunhado da jovem a prendeu no chão, para que o marido executasse a mutilação.

Abandonada, a jovem afegã acabou resgatada por militares americanos e equipes de ajuda humanitária. Ela agora mora nos Estados Unidos, onde passou por uma cirurgia de reconstituição da face.

A imagem premiada foi feita pela fotógrafa sul-africana Jodi Bieber, e ganhou a capa da revista semanal americana Time em agosto do ano passado. Este é o oitavo prêmio World Press Photo ganho pela sul-africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário