quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Brasil 1, fome zero
O Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares revelou números alarmantes em sua última pesquisa, o principal deles é que ao menos 1 bilhão de pessoas (cerca de um sétimo da população mundial) sofrem de desnutrição no planeta..
Na América Latina, a situação é considerada “grave” na Bolívia, Guatemala e no Haiti.
A pesquisa, intitulada Índice Global da Fome 2010, mostra que a fome se revela principalmente por meio da desnutrição infantil – quase a metade dos afetados são crianças. Os níveis mais altos se encontram na África e no sul da Ásia.
Mas em meio a essa triste realidade o Brasil despontou como um exemplo de sucesso na questão da fome. Segundo o estudo, entre 1996 e 2007, o índice de desnutrição no país caiu de 37% para 7%. Para os pesquisadores, essa melhora considerável na nutrição infantil se deveu a mais creches, rendas familiares maiores, melhoras no atendimento de mães e crianças e maior cobertura de suprimento de água e serviços sanitários.
Os especialistas citaram também o Bolsa Família, avaliado como “um bem-sucedido programa de redução da pobreza que integra nutrição, saúde e metas de educação”.
Portanto, mais uma vez o governo Lula teve destaque no cenário internacional como um período cheio de conquistas em relação à fome e a pobreza, aconselhando aos países que tem índices altos de pessoas que não tem o que comer, a tomar de exemplo os projetos vitoriosos do Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário