segunda-feira, 17 de maio de 2010

Baterias Moura realiza estudo com VW e Ford

Com o objetivo de avaliar e minimizar os impactos dos processos de montagem dos veículos no estado de carga das baterias, a Moura realizou uma pesquisa durante o ano passado juntamente com as equipes técnicas fábricas da Volkswagen, em Taubaté e da Ford, em São Bernardo do Campo. Na ocasião os técnicos da Moura acompanharam toda a trajetória da bateria, desde a chegada às montadoras, montagem, até a realização venda dos veículos.

Nas montadoras, os técnicos inspecionam o fluxo produtivo, começando pela chegada das baterias à fábrica, passando pelas etapas iniciais de montagem nos veículos até a montagem final. De lá, seguiram, fazendo um mapeamento da logística para saída dos produtos até chegarem às concessionárias. Com essa verificação foi possível identificar oportunidades de melhorias para preservar o nível de conservação da energia da bateria ao longo de todo processo. Esta análise demandou cerca de quatro meses de trabalho em cada montadora. Entre os achados, a equipe composta pela Moura e técnicos de cada uma das montadoras também verificou oportunidades na área de capacitação. Naquelas unidades da Volkswagen, 80 multiplicadores receberam treinamentos sobre o tratamento adequado às baterias em várias situações. Por meio deles, outros 800 funcionários foram capacitados. Como um benefício indireto para as montadoras, a pesquisa da Moura ainda contribui para a melhoria dos processos produtivos.

O resultado de todo esse trabalho vem sendo refletido através de uma maior percepção da qualidade na entrega pelo consumidor final. Segundo Luis Martins – chefe da assistência técnica da unidade 06 - “As reclamações dos clientes diminuíram para menos de um terço após o início dessas ações.” Cerca de 10 montadoras já participaram das pesquisas, entre elas, outras unidades da Volkswagen, Ford e uma montadora de ônibus da Mercedes. Atualmente, os técnicos esperam prosseguir com os trabalhos em outras fábricas e revisadas periodicamente, com novas visitas para acompanhamento e ajuste dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário