quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BRASIL FABRICA DINHEIRO ARGENTINO


Nem todo mundo sabe que a Casa da Moeda brasileira goza de enorme prestígio internacional e é muitas vezes acionada para produzir dinheiro e documentos para outros países.

É o que está acontecendo neste momento, quando a direção do Banco Central da Argentina pediu à nossa Casa da Moeda que imprima as notas de 100 pesos para evitar a falta da cédula diante do esperado aumento do consumo no fim do ano.

É a primeira vez que a Argentina pede esse tipo de ajuda ao Brasil. Segundo um dirigente do Banco Central argentino “a Casa da Moeda argentina está no seu limite de produção e não tem capacidade tecnológica para ampliar a fabricação de notas. Por isso, a decisão de recorrer ao Brasil”.

Na prática, a Argentina enviará para a Casa da Moeda brasileira a quantidade de papel necessária para a impressão e, depois, cuidará do controle de qualidade das cédulas, antes da sua distribuição no mercado. Não foi divulgado o total de notas que serão produzidas no Brasil.

Pelo sim, pelo não, o Banco Central argentino tratou de tranquilizar a população de seu país ao informar que a medida foi tomada “por precaução” e “não está ligada à mudanças na política monetária”. Não foi revelada a data exata que o carregamento das notas chegará à capital argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário