segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O aumento da conta de água em 7,98%, publicado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) no Diário Oficial do último sábado (16), foi tema do discurso feito nesta segunda-feira (18) pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa, Daniel Coelho (PSDB).

As queixas do parlamentar se deram por conta dos alertas que vinham sendo feitos por ele próprio e por toda a bancada de oposição na Casa, sobre os riscos de aumento na conta caso a PPP do Saneamento fosse assinada. O contrato que validou a parceria público-privada foi firmado na última sexta-feira (15).

“O governo enganou a população. A indignação é completa. Primeiro, o presidente da Compesa vai para toda a imprensa dizendo que vai baixar a conta de água por conta da redução da energia elétrica. Agora, todo o povo pernambucano que leu na imprensa que a conta ia baixar, vai ter um aumento de 7,98%. [...] Então o governo convoca a imprensa para anunciar a redução da conta e, 24 horas depois da assinatura do contrato, autoriza o aumento. Essa indignação não é só minha, é do povo pernambucano”, afirmou Daniel. 

O tucano questionou ainda a mudança de postura do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que inicialmente verificou irregularidades no contrato e depois voltou atrás na decisão. “O TCE apresentou um relatório afirmando que a remuneração média para PPPs no País variava entre 6% e 6,5% do valor investido. E agora, aceita o valor proposto pelo consórcio, de 8,41%. Precisamos saber o porquê de esse valor maior ter sido aceito”.

18 02/13 Obras do Maracanã paralisadas e operários ameaçam greve

Diante da pressão para a conclusão da reforma do Maracanã a tempo para a Copa das Confederações, os operários que trabalham na obra decidiram fazer uma paralisação de advertência, nesta segunda-feira (18), para pressionar as construtoras a avançar nas negociações por melhores salários. Caso suas reivindicações não sejam atendidas, a classe avisou que entrará em greve.

"Estamos em período de negociação com as construtoras e nossos pedidos não foram aceitos. O pessoal [operários] está voltando para casa", disse o diretor do Sindicato da Indústria Pesada do Rio de Janeiro, Wagner Antunes Siqueira. "Foi uma advertência para as construtoras. Vamos esperar uma mesa de negociação até sexta-feira (22). Se não houver, segunda-feira (25) tem assembleia para uma greve por tempo indeterminado", acrescentou.

O Maracanã é um dos quatro estádios ainda em obras para a Copa das Confederações entre os seis previstos para receber jogos da competição de 15 a 30 de junho, que serve como torneio preparatório para a Copa do Mundo de 2014. O prazo original da Fifa para a conclusão das arenas era 31 de dezembro de 2012, mas apenas a Arena Castelão (Fortaleza) e o Mineirão (Belo Horizonte) ficaram prontos dentro no cronograma. Assim como o Maracanã, ainda estão em obras os estádios de Brasília, Recife e Salvador.

Descontrole: Câmara quintuplica gastos

Enquanto o Senado diminuiu drasticamente as despesas com horas extras em 2012, a Câmara dos Deputados gastou, no mesmo período, cinco vezes mais — desembolsou R$ 44,4 milhões em benefício de seus funcionários que fizeram serviço extraordinário.
O dinheiro excedente engorda os já supersalários das categorias da Casa, que estão ainda maiores desde janeiro, quando passou a vigorar o novo plano de cargos, que concederá, até janeiro de 2015, aumentos de mais de 50%.

A justificativa da Casa é que houve mais sessões deliberativas, nas quais os servidores teriam trabalhado mais de oito horas por dia, com intervalo para o almoço, ou mais de seis horas corridas.