terça-feira, 17 de janeiro de 2012
As companhias de viagens marítimas vêm aumentando consideravelmente o tamanho dos navios para transportar cada vez mais passageiros, o que permite popularizar esse tipo de turismo, com passagens mais baratas. Mas segundo especialistas franceses, isso dificulta as operações de resgate em caso de acidente.
Jacques Loiseau, presidente da Associação Francesa de Capitães de Navios disse à BBC: "É uma loucura ter navios do tamanho do Costa Concordia que transportava 4,2 mil pessoas .Imagine um acidente como o que aconteceu, numa ilha distante, onde não há nada nas proximidades. Seria impossível salvar milhares de pessoas".
O Instituto Francês do Mar, uma associação que reúne profissionais do setor marítimo, já alertava, desde 2009, para os problemas decorrentes do aumento crescente do tamanho dos navios de cruzeiro e dos cargueiros."No caso dos transatlânticos com milhares de passageiros, é impossível determinar e instaurar previamente os meios necessários para o resgate, ainda mais se as condições meteorológicas forem desfavoráveis", diz o estudo divulgado na época.
Segundo ainda o instituto Francês, o acidente do Costa Concordia irá relançar agora discussões sobre o gigantismo dos navios de cruzeiro."A questão é saber se devemos melhorar a segurança desses navios ou proibi-los."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário