Aconteceu o que era mais ou menos esperado: o sucesso do iPad, da Apple, prejudicou a demanda dos consumidores por computadores pessoais. Ao lado disso, a crise da dívida nos EUA e Europa bloqueou o ciclo de substituição de computadores por empresas e governos, medida que era aguardada ansiosamente pelos fabricantes.
Devido a isso, o grupo de pesquisa Gartner reduziu sua projeção de crescimento para o mercado mundial de computadores pessoais de 9,3 para 3,8 por cento este ano. Uma redução substancial.
A desaceleração e as mudanças do mercado prejudicaram os tradicionais líderes no segmento de computadores pessoais. A Hewlett-Packard assustou o mercado norte-americano em agosto ao anunciar que poderia abandonar a fabricação de PCs, segmento em que ocupa a liderança mundial desde que adquiriu a Compaq, em 2002.
A verdade é que os tablets mudaram a dinâmica do mercado de computadores e as grandes empresas, como a HP, começam a repensar sua estratégia para enfrentar o poderoso inimigo que chegou com tudo. Ou os fabricantes de computadores se adaptam ou terão que abandonar o mercado, afirmou um especialista na área.
domingo, 11 de setembro de 2011
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