quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Guerra em família

O ca­sal da ci­da­de de Gre­no­ble, na Fran­ça, mal acre­di­ta no re­ca­do que aca­ba de re­ce­ber. Seu fi­lho Eric, de 21 anos, está mo­ven­do um pro­ces­so con­tra eles. "Meu ma­ri­do che­gou a rir. Acha­va que nenhum juiz iria le­var aqui­lo a sé­rio", con­ta a es­po­sa. Es­tu­dan­te de ciên­cias so­ciais, o ra­paz saiu de casa em meio a uma dis­cus­são em que acu­sou a fa­mí­lia, en­tre ou­tras coi­sas, de "fal­ta de ma­tu­ri­da­de po­lí­ti­ca". De­pois de fi­car três me­ses na casa da mãe da na­mo­ra­da, acio­nou a fa­mí­lia ju­di­cial­men­te, ale­gan­do aban­do­no de sus­ten­to. Ga­nhou o di­rei­to de re­ce­ber dos pais o equi­va­len­te a mil reais por mês. Eric, que hoje vive com a na­mo­ra­da, só fala com a fa­mí­lia por meio de ad­vo­ga­dos. O po­li­cial Lio­nel Del­beck tam­bém pas­sou por ex­pe­riên­cia igual­men­te amar­ga. Pro­ces­sa­do pela filha de 19 anos, diz que não se es­que­ce do dia em que es­te­ve fren­te a fren­te com ela no tri­bu­nal. "Não con­se­guia pa­rar de cho­rar", con­ta. Con­de­na­do em pri­mei­ra ins­tân­cia, con­se­guiu re­ver­ter a senten­ça de­pois de pro­var que a moça ha­via aban­do­na­do os es­tu­dos e que o mo­ti­vo da ação era o plano de vi­ver com o na­mo­ra­do. "Até hoje não con­si­go fa­lar com ela", diz o po­li­cial. Le­var os pais para o tri­bu­nal está vi­ran­do moda na Fran­ça. Em um só ano, qua­se dois mil jo­vens pro­ces­sa­ram os pró­prios pais com o ob­je­ti­vo de ob­ter uma es­pé­cie de me­sa­da com­pul­só­ria, o que por lá é le­gi­ti­ma­do pela lei. O Ar­ti­go 203 do Có­di­go Ci­vil es­ta­be­le­ce que as fa­mí­lias têm o de­ver de susten­tar os fi­lhos até que eles en­con­trem um em­pre­go es­tá­vel. "É a Jus­ti­ça pa­tro­ci­nan­do a desintegra­ção da fa­mí­lia", re­cla­ma Hil­lary Roc­ca, ca­sa­da com o en­ge­nhei­ro Pa­trick Roc­ca, am­bos devi­da­men­te en­qua­dra­dos. Com am­pa­ro le­gal ou não, o que se per­ce­be em todo o mun­do é a cres­cen­te fal­ta de res­pei­to por par­te dos fi­lhos e a con­se­qüen­te fra­gi­li­za­ção das re­la­ções fa­mi­lia­res. Exis­te um ver­da­dei­ro abis­mo en­tre as re­la­ções fa­mi­lia­res dos tem­pos mo­der­nos e as da épo­ca bíbli­ca. Na­que­les tem­pos, a con­si­de­ra­ção pela opi­nião e ex­pe­riên­cia pa­ter­nas era tão gran­de que freqüen­te­men­te os fi­lhos per­mi­tiam aos pais es­co­lhe­rem seu côn­ju­ge. É o que ocor­reu com Isa­que. Seu pai, Abraão, já bas­tan­te ido­so, preo­cu­pa­do com o fu­tu­ro do fi­lho, en­viou seu "mais an­ti­go ser­vo", que go­ver­na­va tudo o que o pa­triar­ca pos­suía, a bus­car uma es­po­sa para Isa­que. E a his­tó­ria teve um fi­nal fe­liz, sen­do Re­be­ca um bên­ção ao "fi­lho da pro­mes­sa". O res­pei­to aos pais é algo tão im­por­tan­te que exis­te um man­da­men­to, en­tre os dez, que ordena:"Hon­ra teu pai e tua mãe"(Êxo. 20:12). Um dos pro­pó­si­tos des­se man­da­men­to é criar o respei­to por toda au­to­ri­da­de le­gí­ti­ma. É cla­ro que, para se­rem res­pei­ta­dos, os pais de­vem res­pei­tar e amar seus fi­lhos. Em Efé­sios 6:1-4, o após­to­lo Pau­lo fala so­bre os dois la­dos da ques­tão: os fi­lhos devem hon­rar os pais e os pais não de­vem ir­ri­tar os fi­lhos. Se­ria bom as fa­mí­lias mo­der­nas da­rem mais aten­ção às re­co­men­da­ções bí­bli­cas no que diz res­pei­to às re­la­ções fa­mi­lia­res. Tris­te como pos­sa ser a con­di­ção atual de mui­tas fa­mí­lias, essa si­tua­ção se cons­ti­tui num dos claros si­nais da bre­ve vol­ta de Je­sus. O após­to­lo Pau­lo afir­mou que, nos úl­ti­mos dias, as pes­soas seriam "de­so­be­dien­tes aos pais" (2a Tim. 3:2). Como Je­sus virá para res­ta­be­le­cer as con­di­ções de vida que ha­via an­tes do pe­ca­do, um de Seus ob­je­ti­vos será aca­bar com a "guer­ra em fa­mí­lia" e es­ta­be­le­cer a gran­de fa­mí­lia dos sal­vos. Eter­na­men­te em paz. Eter­na­men­te fe­liz.

O VETO

O deputado federal José Augusto Maia (PROS) mostrou-se frustrado com a decisão da presidente Dilma Rousseff que vetou integralmente o novo texto do projeto que havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado e pretendia devolver aos estados o poder de decidir sobre a criação de novos municípios.

O projeto foi a principal bandeira de luta de deputado José Augusto Maia nos últimos anos.

, o deputado reconheceu que dificilmente o congresso nacional terá quórum suficiente para derrubar o veto durante o período eleitoral, mas mostrou-se otimista com a possibilidade do ato acontecer depois da eleição.

“Praticamente todos os partidos fecharam questão a favor da matéria”, afirmou José Augusto.

Maia disse ainda que os deputados foram convocados e estarão se reunindo em Brasília na próxima semana. Reuniões devem acontecer entre líderes para tratar do assunto.

Este foi o segundo veto da presidente Dilma Rousseff sobre o mesmo tema.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Copa das copa


Do Portal BR 247
Em um balanço da Copa do Mundo, o PSDB publicou na tarde desta segunda-feira 14 umtexto do Instituto Teotonio Vilela (ITV), ligado ao partido, que diz que a 'Copa das Copas', lema defendido pela presidente Dilma Rousseff, 'não aconteceu', e que agora o governo do PT quer 'dar um jeito de virar a página da Copa do Mundo, decretando seu sucesso absoluto', na mesma velocidade em que Dilma entregou a taça ao capitão Philipp Lahm, da seleção da Alemanha, neste domingo 13.
Na avaliação dos tucanos, o sucesso do Mundial se deve principalmente ao que 'ocorreu dentro das quatro linhas dos gramados', futebol que 'o governo petista agora quer afastar nossos bons jogadores, com sua proposta de criar barreiras para impedir a exportação de talentos para o exterior'. A visão é classificada como 'isolacionista e intervencionista' pelo instituto. O ITV fala também em 'manada de elefantes brancos' ao se referir aos estádios das 12 cidades-sede do Mundial.
Os tucanos avaliam que o 'os balanços da Copa devem se basear no cotejo entre aquilo que o governo se comprometeu a fazer e o que efetivamente fez até o torneio'. Ao citar um balanço feito pelo jornal Folha de S. Paulo, o texto afirma que, 'dos 167 compromissos assumidos em 2010, apenas 53% foram finalizados a tempo do Mundial' e que 'a promoção do torneio custou mais caro que o previsto, chegando a R$ 26 bilhões, dos quais 84% saíram de cofres públicos'.
Por fim, o partido critica medidas de 'improviso' adotadas pelo governo e cobra a gestão Dilma sobre 'por que não entregou o que prometeu'. 'Cabe, ainda, explicar à população os motivos de ter feito tanto esforço para bem atender o público internacional durante 32 dias de festa e não exibir a mesma dedicação cotidiana para tornar o dia a dia de 200 milhões de brasileiros melhor. O fim dos jogos é só o início desta prestação de contas', finaliza o ITV.

Carta aberta de Armando pede campanha limpa a Câmara

Neste início de campanha, têm sido cada vez mais recorrentes as reclamações dos recifenses com a crescente poluição visual, sonora e com as dificuldades de mobilidade geradas pela campanha eleitoral nas ruas do Recife e das cidades da Região Metropolitana.

Diante disso, para atender ao interesse da população, proponho ao candidato Paulo Câmara um pacto para a realização de uma campanha limpa, como reclamam e merecem os cidadãos:

Não utilização de cavaletes ou bandeiras nas vias públicas durante todo o período de campanha eleitoral, em toda região do Grande Recife;
Restringir a utilização de carros de som aos dias úteis, das 9 às 17 horas.
Comprometo-me a honrar este acordo, uma vez que não temos o direito de ampliar ainda mais os infortúnios e dificuldades vividos diariamente por nossa população com excessos praticados na campanha eleitoral.

Cordialmente,

Armando Monteiro
Candidado ao governo do Estado de Pernambuco
Coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PTdoB)
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Quem deve pedir perdão? Quem ofendeu ou quem foi ofendido

Se você estiver com sua consciência pesada, porque alguém fez algo de mal pra você, não fique com sua consciência pesada, corra até aquela pessoa e peça perdão pra ela, mesmo que ela nem saiba que te fez algo que te deixou triste…
Dito isso quem deve pedir perdão é a pessoa que foi ofendida…
Normalmente quando ofendemos alguém, nem se ligamos no momento que causamos algum mal para aquela pessoa…
Se você não consegue olhar para alguma pessoa que te ofendeu, vá até ela e peça perdão… Você vai ver como as coisas vão mudar…
O perdão sara feridas, e muitas outras coisas boas acontecem em nossas vidas quando perdoamos de coração e quando temos a coragem de avançar o sinal e ir até a pessoa e pedir o perdão mesmo estando ciente que quem errou foi a outra pessoa…
É isso aí pessoal
Deus abençoe a todos

terça-feira, 18 de março de 2014

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CÂMARA QUER SUA OPINIÃO

A Câmara dos Deputados está promovendo uma enquete para colher a opinião da população em geral sobre o PL 6583/13, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que cria o Estatuto da Família.
Anderson Ferreira é filho do bispo Manoel Ferreira e integrante da bancada evangélica. Seu projeto cria um conceito de família que seria formada por homem, mulher e filhos.
Esse formato seria reconhecido pelo Estado como modelo de família e pautaria as diretrizes de políticas públicas voltadas para o tema. Se aprovado, o texto ainda obrigará o governo a garantir as condições mínimas para a “sobrevivência” desse núcleo, de acordo com informações do site da Agência Câmara.
O resultado parcial da enquete mostra que a população tem pensamento dividido sobre o assunto. Até o momento do fechamento desta matéria, haviam sido computados pouco mais de 6.500 votos, com 57,45% dos participantes favoráveis ao projeto, contra 42,2% dos contrários. Os cidadãos que não tem opinião formada sobre o assunto somavam 0,35%.
O deputado justifica sua proposta dizendo que o modelo tradicional de família “vem sofrendo com as rápidas mudanças ocorridas em sociedade”, e que mesmo com a previsão constitucional de que o Estado deva protegê-la, a família está vulnerável. “O fato é que não há políticas públicas efetivas voltadas para a valorização da família e ao enfrentamento de questões complexas no mundo contemporâneo”, salienta Anderson Ferreira.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) criou uma comissão no último dia 05 de fevereiro para analisar a proposta. Os partidos deverão indicar os integrantes do grupo de análise, que será formado por 23 parlamentares.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dilma anuncia página do Governo no Facebook

A presidente da República, Dilma Rousseff, inaugurou hoje a página oficial do Palácio do Planalto no Facebook. A plataforma deve servir como veículo de comunicação com o povo e integra um conjunto de ações da presidente para ganhar participação nas redes sociais. Em setembro, Dilma reativou sua conta no Twitter e criou um perfil no Instagram.
“Olá, convido você a participar da página do Palácio do Planalto no Facebook. Ela foi lançada para ser mais um espaço para você acompanhar de perto as atividades do governo federal. Nesta página, vamos também debater a evolução dos nossos cinco pactos: o da responsabilidade fiscal, o pela reforma política, o pela saúde de qualidade, o pela educação e o pelo transporte público de qualidade. Curta nossa página, opine, participe e compartilhe conosco a transformação do Brasil em um país com igualdade de oportunidades para todos”, declarou Dilma no vídeo de lançamento da página no Facebook.
A página apresenta regras de convivência, agenda presidencial e publicações institucionais sobre os bastidores da presidência, além de planos do governo. Passeando pela linha do tempo, descobrimos que é possível revisitar a história do Brasil ao lembrar quais foram os presidentes do passado.

Google contrata garoto de 12 anos para criar rival do Facebook

O Google contratou um adolescente de 12 anos para sua equipe de programadores. Nikos Adam, nascido na Grécia, vai trabalhar em três projetos: uma nova rede social, um servidor para jogos online e um sistema de segurança.
A plataforma, chamada de ‘Tech is Social’, será lançada em 2014 no idioma grego, e funcionará de modo parecido ao Facebook, informou o garoto em entrevista ao canal Skai. Nikos, que está no ensino médio e já criou dois aplicativos, foi descoberto pelo Google durante a Feira Internacional de Salônica, quando realizou uma exposição sobre ataques cibernéticos.
Após comprovar os conhecimentos de programação do menino, o Google entrou em contato com seus pais para obter autorização para incorporá-lo à equipe

domingo, 10 de novembro de 2013

Enxame

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com a Fundação Altino Ventura vai realizar nesta segunda e terça-feira (11), a partir das 8 da manhã, um mutirão de exames para diagnóstico e prevenção da catarata.

Se você tem mais de 50 anos, não perca esta oportunidade, exames para prevenção de catarata gratuitamente para a população.

Os atendimentos serão realizados nesta segunda e terça, em frente a academia das cidades do bairro Santo Agostinho, na unidade móvel da fundação.

Informações da Assessoria.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Apple passa Coca-Cola e é a marca mais valiosa do mundo, diz pesquisa

A Apple é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório anual de Melhores Marcas Globais da Interbrand, divulgado nesta segunda-feira (30). Desde quando o levantamento começou a ser feito até o ano passado, a Coca-Cola liderava o ranking.
Na sequência, aparecem o Google, em segundo lugar, e a Coca-Cola, em terceiro.
MarcaClassificação
em 2013
Classificação
em 2012
SetorValor de marca (em bilhões de US$)Variação  de valor de marca
AppleTecnologia98,31628%
GoogleTecnologia93,29134%
Coca-ColaBebidas79,2132%
IBMTecnologia78,8084%
MicrosoftTecnologia59,5463%
GEDiversificado46,9477%
McDonald’sRestaurantes41,9925%
SamsungTecnologia39,61020%
IntelTecnologia37,257-5%
Toyota10º10ºAutomotivo35,34617%
Fonte: Interbrand
 Em 2000, a Apple ocupava o 36º lugar e sua marca valia U$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor subiu para US$ 98,3 bilhões, quase 15 vezes o número de 13 anos atrás, segundo a pesquisa.
"Tim Cook montou uma equipe de liderança sólida e tem mantido a visão de Steve Jobs intacta - uma visão que tem permitido a Apple cumprir a sua promessa de inovação", disse Jez Frampton, chefe da Interbrand’s Global.
A metodologia da Interbrand analisa as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes.
Para desenvolver seu relatório, a Interbrand examina o que considera os três aspectos chave que contribuem para o valor da marca, ou seja, o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.

Carga roubada em terminal de Cumbica é avaliada em R$ 1,8 milhão

A carga roubada pelo grupo que invadiu o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, na noite deste domingo (29), está avaliada em R$ 1,8 milhão, como informou o Bom Dia São Paulo. A quadrilha, formada por oito a dez homens, fugiu após roubar equipamentos eletrônicos no terminal de cargas.
A Polícia Civil já está com imagens do circuito de câmeras de segurança do local. Por volta das 21h, dois homens vestidos com uniformes da empresa que faz a segurança do galpão abordaram o vigia que estava na portaria e o renderam. Em seguida, mais quatro homens invadem o galpão. Depois, surge um caminhão, utilizado para levar toda a mercadoria roubada. Os homens estavam armados com revólveres e pistolas.
Ao menos cinco seguranças foram rendidos e amarrados, mas ninguém se feriu. Toda a ação durou cerca de 44 minutos, de acordo com a Polícia Civil. A maior parte do equipamento roubado era de máquinas fotográficas e de tablets, mas foram encontrados relógios no chão do galpão, que não tem câmeras em sua área interna. Os ladrões fugiram pela Via Dutra.Grupo armado rouba terminal de cargas de Cumbica (Foto: Edu Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MORRE SATURNINO MONTEIRO COM 95 ANOS

deixa 15 filhos 62 netos 51 bisnetos e 25 tataranetos saturnino cerar enterrado no cemitério de são domingos amanha as 08 horas saindo da rua padre Jose pereira de assunção n 631  rua principal de são domingos.    

domingo, 4 de agosto de 2013

Conheça alternativas aos pacotes da TV paga

Acendeu o farol amarelo do setor televisivo quando o Google apresentou o Chromecast e, à medida que surgem informações sobre mais parcerias conquistadas pela empresa, a situação se agrava. Mas se engana quem imagina que o dispositivo da gigante de buscas foi o primeiro a ameaçar empresas de TV paga.
Há anos o movimento de descentralização do conteúdo vem sendo fortalecido com a expansão da internet, e isso não é bom para as operadoras de TV paga (no Brasil, nomes como Net, Sky etc.), já que seu modelo de negócios obriga clientes a comprarem canais desinteressantes junto aos que realmente querem.
As locadoras virtuais surgiram entre os principais combatentes dessa situação, porque deram ao cliente a possibilidade de assistir ao que quiser, na hora em que quiser. Depois de derrubar gigantes do mercado físico como a Blockbuster, elas fomentaram o mercado de streaming e agora existe um jeito completamente reestruturado de se consumir entretenimento. É nesse contexto que surge o Chromecast, só que ele pegou o bonde andando.
Estão disponíveis no Brasil vários serviços para aquisição de conteúdo de forma virtual, seja por streaming ou download. Os principais são Netflix, NetMovies, YouTube, Google Play e iTunes, com preços que não passam de R$ 20 ao mês (no caso das locadoras) ou cerca de R$ 10 por filme.
Você até pode optar por fechar pacotes de TV paga e, ainda assim, escolher a hora exata em que verá seus filmes e seriados preferidos. Precisa, para isso, assinar um serviço como HBO Go, Net Now, Telecine On Demand, entre outros. A Globo possui um produto só dela, o Muu, pelo qual dá para acompanhar o que sai nos canais Globosat (GNT, Multishow, Off, Gloob, Universal etc.).

Até as lojas virtuais Saraiva e Submarino vendem ou alugam filmes e séries pela internet.
O diferencial do Chromecast é o fato de que ele tentará levar todos esses produtos para a televisão sem sequer necessitar de cabos para isso, e por um preço aparentemente baixo (afinal, não se sabe nem se ele chegará ao Brasil).
É claro que a ideia de material "sob demanda" nem de perto pode ser considerada nova - e o Pay-per-view está aí para provar isso -, a novidade é que agora você pode dispensar até mesmo a televisão para consumir conteúdo. Computadores, sejam PCs ou laptops, tablets e celulares passaram a atuar como transmissores.
Blu-ray players e consoles como PlayStation 3 e Xbox 360 também dão acesso a meios alternativos - o que tende a aumentar com o PS4 e o Xbox One, uma vez que Sony e Microsoft transformaram os aparelhos em centrais de mídia. Há ainda as set-top boxes como Apple TV, Boxee, Google TV... uma infinidade de opções para quem quer fugir dos pacotes da TV paga.
Confira abaixo algumas informações sobre os principais serviços e produtos:
ServiçoMédias de preçosModelo
NetflixR$ 16,90 por mêsStreaming
NetMoviesR$ 18,90 por mêsStreaming/delivery
YouTubeR$ 6,90 por filmeStreaming
Google PlayR$ 6,90 por filmeStreaming
iTunesR$ 40 (compra) / R$ 8 (locação)Streaming/download
MuuAssinatura TV pagaStreaming
Telecine PlayAssinatura 6 canais da Rede TelecineStreaming
Telecine On DemandAssinatura TV paga/Submarino/SaraivaStreaming/sob demanda na TV
SubmarinoR$ 30 (compra) / R$ 6,90 (locação)Streaming/download
SaraivaR$ 30 (compra) / R$ 6,90 (locação) 
Net NowAssinatura HD/HD Max/NET TV Empresa HDSob demanda na TV
HBO GoAssinatura HBOStreaming

Veja 5 mitos sobre o trabalho em equipe

Ninguém duvida de que boa parte das empresas depende do trabalho em equipe. Quando algumas pessoas atuam juntas com o mesmo objetivo, de forma geral, isso permite responder mais rápido às demandas e aos problemas. 

Reprodução
No entanto, o professor de psicologia organizacional e social da Harvard University, J. Richard Hackman, defende que nem sempre isso acontece e boa parte das corporações tem uma visão equivocada sobre o assunto.

A seguir, Hackman detalha os cinco principais mitos sobre o trabalho em equipe que podem interferir, de forma negativa, nos resultados.




Mito 1 – A harmonia entre os colaboradores é essencial

O que ocorre é justamente o oposto, mostram pesquisas. Conflitos, quando bem gerenciados e focados em um objetivo comum, podem gerar soluções mais criativas. Os questionamentos são bons para a equipe. Além disso, pesquisas detectaram que as orquestras sinfônicas nas quais nem todos os membros estão em harmonia tendem a tocar um pouco melhor do que a média.

Mito 2 – Novos membros trazem energia e frescor de ideias

Na realidade, as pessoas que já trabalham juntas há algum tempo conseguem entregar melhores resultados do que grupos nos quais existe uma rotatividade maior de pessoas. O professor cita que trata-se de um tema comprovado cientificamente, apesar da crença de que quem está junto há muito tempo tende a ficar acomodado.

Mito 3 – Quanto maior a equipe, melhor

Acredita-se que quanto maior o grupo, mais chances de sucesso, já que aumenta o esforço para conseguir um objetivo comum. No entanto, equipes excessivamente grandes dificultam uma colaboração efetiva entre seus membros, o que acaba com o principal diferencial do trabalho em time. Além disso, fica mais complicado coordenar as atividades conjuntas.

Assim, pequenos times tendem a ser mais eficientes e gerar menos frustrações.

Mito 4 – Reuniões presenciais são coisa do passado

Por mais que as tecnologias tenham facilitado a comunicação entre as pessoas, fazer um trabalho 100% a distância pode não ser tão eficiente. Pessoas trabalhando de forma remota tendem a ficar em desvantagem. Uma série de empresas que trabalham com equipes dispersas já percebeu, segundo o professor de Harvard, que isso aumenta o tempo e os gastos dos projetos, em relação ao modelo tradicional, no qual os profissionais têm um contato face a face.

Mito 5 – Tudo depende do líder 

A participação do líder, realmente, faz a diferença no trabalho em equipe. Mas a coisa mais inteligente que um chefe pode conseguir é criar condições para que cada membro de uma equipe consiga gerenciar sozinho suas tarefas e demandas.

Além disso, o papel da liderança é garantir que as coisas ocorrerão como o previsto. Pesquisas indicam que as habilidades do chefe no dia a dia só correspondem a cerca de 10% das variáveis para o sucesso de um trabalho. A maior parte, 60%, está relacionada ao ambiente para elaboração das iniciativas.