sábado, 8 de junho de 2013

IMAGINANACOPA

“A arte na rua tem um poder de transformação social incrível, maior do que a gente pensa” – Mundano no TEDxVer-o-Peso
Thiago Mundano é artiativista de São Paulo. Viu na arte de rua, feita de forma livre e independente – “graffiti papo reto”, como ele próprio diz –, uma forma de expor o que pensa e ter a chance de incomodar as pessoas, fazendo-as sair da inércia e abrir a cabeça para o mundo à sua volta e para o coletivo.
Foto1
A ideia de pintar as carroças surgiu naturalmente. Muitas vezes, Mundano estava fazendo sua arte pelas ruas de São Paulo e cruzava com os catadores. “Posso pintar sua carroça?”. Vendo que isso fazia muito bem para a autoestima dos catadores, passou a criar mais, viu que não bastava apenas colorir as carroças. Foi assim que surgiram as frases, representando a voz do próprio catador, que, na maioria das vezes, é marginalizado e ignorado pela sociedade. Em 5 anos, Mundano pintou mais de 150 carroças em diferentes cidades do Brasil e do mundo (Buenos Aires, Nova York e Santiago são algumas delas).
Foto2
O objetivo do Pimp My Carroça é tirar os catadores da invisibilidade através da arte e mostrar para as pessoas a presença e a importância deles e do trabalho que fazem: só em São Paulo, os mais de 20.000 catadores são responsáveis por coletar 90% de todo o lixo reciclável da cidade. Onde a população enxerga resíduo, estes trabalhadores enxergam fonte de renda e oportunidade de uma vida melhor para eles e suas famílias.
Foto3
“Meu objetivo é que os “carroceiros” (catadores de papel) sejam olhados pela sociedade como profissionais da reciclagem e sejam respeitados pelo árduo trabalho, porque eu vejo muito engravatado olhando torto e socando a buzina pra eles saírem da frente e chamando eles de vagabundos, quando eles estão reciclando o lixo que eles mesmos nem produzem” – Mundano.
Foto4
No projeto, as carroças são totalmente renovadas: passam por uma reforma estrutural, por um reforço nos itens de segurança, e por uma transformação no visual por meio da arte de grafite e uma mensagem que represente o catador. As frases são concisas e diretas, condição essencial para sua legibilidade em meio à profusão de informações e à velocidade com que circulamos pela cidade, e o papel fundamental é impactar quem quer que as leia.
Foto5
Pela mobilização na internet e redes sociais, Mundano viu o movimento começar a ganhar cada vez mais força. Foi dessa forma que, em 2012, o Pimp My Carroça realizou edições em São Paulo e no Rio de Janeiro, financiadas de forma colaborativa na internet. Hoje, o movimento possui mais de 3500 parceiros, sendo esses doadores via Catarse, apoiadores diretos, empresas que cederam serviços, voluntários, comunicadores, artistas e grafiteiros, além da própria equipe, que não parou de fazer ações durante o ano todo no intuito de expandir ainda mais as potencialidades da iniciativa que cresce a cada dia.
Foto6
O documentário oficial das duas edições do Pimp My Carroça está disponível online:http://vimeo.com/46827769
E não para mesmo. O movimento Pimp Nosso Ecoponto – transformação do Ecoponto Astarte, em São Paulo – já foi realizado e, em breve, novas iniciativas virão por aí, como o Pimp Nossa Cooperativa e Pimp Nossa Cooperativa.

imaginanacopa

“Em 1986, com a criação da Estação Ecológica da Juréia Itatins, algo em torno de quatrocentas famílias foram expulsas das terras que habitavam a mais de trezentos e cinquenta anos, e forçadas a reinventar suas vidas nas periferias das cidades. Com isso, o envolvimento dos jovens dessas famílias com as drogas e o crime acabou se tornando algo muito comum nesse período.
Quando me explicaram isso eu lembrei da primeira vez que ouvi a palavra “caiçara”. Eu perguntei o que queria dizer e me responderam “ah, é tipo um trombadinha invocado que mora na praia, fica de olho neles!”. E agora para mim tudo se encaixou!
Depois de anos (mas antes tarde do que nunca!), aí vai um novo e correto significado:
Caiçara: “é uma palavra de origem tupi que refere-se aos habitantes das zonas litorâneas. Inicialmente designava apenas a indivíduos que viviam da pesca de subsistência. Mais tarde, o termo caiçara veio designar diversos itens de cunho cultural no litoral brasileiro, mais precisamente no sul e sudeste. (…) As comunidades caiçaras nasceram a partir (…) da miscigenação de brancos (…) grupos indígenas[Tupinanbás] (…) e de negros” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caiçara)
Em 1993, sete anos depois dessas comunidades terem sido expulsas, as famílias vítimas da desapropriação começaram a se organizar e fundaram a Associação dos Jovens da Juréia. Inicialmente tinham como objetivo juntar e engajar os jovens em pró da luta pelos seus direitos de permanecer na Juréia, mas com o tempo a Associação foi se transformando e expandindo suas atividades, como a disseminação da cultura caiçara através do Fandango (já que a associação começou com um grupo de fandangueiros!) que é uma música/dança típica caiçara.
Achei muito incrível a maneira como essas atividades foram se remontando, porque começaram com essa luta política e se transformaram em maneiras da comunidade se ajudar na reconstrução da nova vida que todas essas famílias tiveram que passar. O Fandango que a principio era uma atividade de diversão e mantimento das tradições, acabou se tornando também uma maneira de disciplinar, dar foco aos jovens e dessa forma, mante-los longe das drogas e do crime.
E outra dessas atividade é também a geração de renda para a comunidade através do artesanato. Desde que saíram da Juréia, essas famílias, que estavam acostumados a viver de caça, pesca e dos próprios conhecimentos medicinais, não sabiam como criar suas famílias no contexto das cidades, e claro não sabiam como iriam ganhar dinheiro. Assim começaram a se especializar e vender artesanato, tal qual não consideram parte de sua cultura, mas sim um meio de sobrevivência.
Hoje, depois de uma campanha bem sucedida para arrecadação de fundos em um site de financiamento coletivo (ou vaquinha online), a sede da Associação dos Jovens da Juréia está em construção, e abriga espaços como uma cozinha caiçara, o salão de Fandango e a marcenaria para artesanatos. Tudo isso visando dar apoio e incentivando jovens da comunidade a cuidarem de sua cultura e serem pessoas melhores sempre.
Parabéns pela iniciativa e as incansáveis lutas! Amei ver tudo isso bem de pertinho! “
Galeria de fotos:

segunda-feira, 27 de maio de 2013

JUSTIÇA ELEITORAL


O Brejo da Madre de Deus no Agreste pernambucano está vivendo um momento atípico. Com a cassação do ex-prefeito José Edson Sousa e da vice Clarice Corrêa, uma nova eleição foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) para o dia 7 de julho próximo.

A justiça eleitoral começou nesta semana a convocar os mesários que irão trabalhar na eleição suplementar. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Rosângela Costa Rodrigues, pela resolução todos que trabalharam no pleito passado serão convocados novamente.

“Já distribuímos várias cartas de convocação para os mesários, faltam poucas cartas para serem entregues. A resolução pede para manter a mesa receptora, claro, com as substituições necessárias. Serão dispensados os cidadãos que viajaram, as grávidas ou aqueles que justificarem”, disse Rosângela Costa.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bernard se diz surpreso com convocação: "Nem acreditei quando ouvi meu nome"


Via facebook, atacante Bernard revela surpresa com convocação para Copa das ConfederaçõesCara nova na convocação do técnico Felipão para a seleção brasileira, que disputará a Copa das Confederações, nesta terça-feira, o meia-atacante Bernard disse que foi pego de surpresa ao aparecer na lista do treinador e prometeu empenho e trabalho com a seleção.
"Nem acreditei quando ouvi meu nome na lista de convocados para a Copa das Confederações! Estou muito feliz!! Agradeço ao Felipão pela confiança e prometo trabalhar muito duro para defender as cores do Brasil", postou Bernard em seu Facebook.
O jovem atacante atleticano dedicou a convocação ao técnico do Atlético Cuca e ao clube. "Devo isso ao Clube Atlético Mineiro, ao professor Cuca e aos meus parceiros de clube, que me dão totais condições para realizar meu trabalho. Valeu, galera. Só alegria", escreveu Bernard.

convocação da seleção para a Copa das Confederações


  • Julio Cesar (foto) - QPR/ING
    Jefferson - Botafogo
    Diego Cavalieri - Fluminense

LATERAIS

  • Daniel Alves (foto) - Barcelona/ESP
    Jean -Fluminense
    Filipe Luis –Atlético de Madri/ESP
    Marcelo – Real Madrid/ESP

ZAGUEIROS

  • Thiago Silva (foto) -PSG/FRA
    Réver – Atlético-MG
    David Luiz - Chelsea/ING
    Dante - Bayern de Munique/ALE

MEIO-CAMPISTAS

  • Lucas (foto) – PSG/FR
    Oscar – Chelsea/ING
    Fernando – Grêmio
    Hernanes – Lazio/ITA
    Luiz Gustavo – Bayern de Munique/ALE
    Jádson - São Paulo
    Paulinho - Corinthians
     

ATACANTES

  • Neymar (foto) - Santos
    Bernard – Atlético-MG
    Leandro Damião – Internacional
    Fred - Fluminense
    Hulk - Zenit/RUS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Câmara aprova reajuste de 15,8% para sete categorias de servidores

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) projeto de lei que concede reajuste de 15,8% a sete carreiras do funcionalismo público do Executivo federal. O aumento será parcelado pelos próximos três anos, até 2015. O texto já havia sido apreciado pelos deputados em março, porém, como foi alterado pelo Senado, teve de retornar à Câmara para nova votação. Agora, será encaminhado ao Palácio do Planalto para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff
No texto do projeto, o Ministério do Planejamento estimou o impacto financeiro do reajuste nos próximos três anos. De acordo com a pasta, o aumento custará R$ 822,6 milhões em 2013, R$ 1,6 bilhão em 2014 e R$ 2,5 bilhões a partir de 2015.
saiba mais
Câmara aprova reajuste de 15,8% a carreiras do ExecutivoPublicada lei que reajusta em 5% salário de ministros do STF e do PGRGoverno propõe salário mínimo de R$ 719,48 a partir de 2014Segundo a Agência Câmara, 80.822 servidores serão beneficiados pela proposta, que foi fruto de um acordo realizado em agosto de 2012 com o Ministério do Planejamento para acolher categorias que haviam recusado, inicialmente, a proposta de aumento salarial do governo.
Serão beneficiados os servidores das seguintes carreiras: auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal, auditores fiscais do Trabalho, analistas e técnicos do Banco Central, analistas e especialistas em Infraestrutura, analistas e agentes executivos da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), carreiras e cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário.
Aumentos
Algumas das categorias beneficiadas pelo reajuste aprovado nesta terça são consideradas a elite do funcionalismo público federal. Os auditores da Receita Federal de classe especial, no topo da carreira (padrão IV), que já ganhavam R$ 19,4 mil, passarão a receber, a partir de 2015, R$ 22,5 mil.
Já o topo da carreira dos analistas do Banco Central terá os vencimentos elevados dos atuais R$ 18,4 mil para R$ 21,3 mil, em 2015.
Um auditor fiscal da Receita ou do Trabalho, em início de carreira, que hoje recebe R$ 13,6 mil, passará a receber, por exemplo, R$ 14,2 mil já neste ano. Em 2015, entretanto, o vencimento subirá para R$ 15,7 mil.
Por outro lado, os analistas da Receita com os menores salários, que, atualmente, ganham R$ 7,9 mil mensais, terão os contracheques elevados para R$ 9,2 mil, em 2015.
Da mesma forma, um analista inicial do Banco Central, hoje com salário de R$ 12,9 mil, chegará a R$ 15 mil daqui a dois anos. Um técnico do BC que, até 2012, recebia R$ 4,9 mil, ganhará R$ 5,6 mil, em 2015.
No mesmo ano, os inspetores da CVM já estarão recebendo R$ 15 mil. Até o reajuste entrar em vigor, a categoria receberá R$ 12,9 mil.
Emenda
O texto aprovado em março pela Câmara foi modificado pelos senadores porque os deputados aprovaram, sem o consentimento do Planalto, emenda que determinava a transformação dos vencimentos dos servidores da Susep em subsídio. A alteração, proposta pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA), incorporava gratificações aos salários dos funcionários da Superintendência de Seguros Privados.
Segundo Teixeira, a presidente Dilma Rousseff sinalizou a ele que iria vetar o reajuste aos servidores da Susep caso os deputados insistissem em aprovar os subsídios à categoria. Com isso, os funcionários da superintendência correriam o risco de ficar sem o aumento de 15,8%.
“O governo me garantiu que vetava [a emenda]. Se vetasse, eles [servidores da Susep] ficariam sem aumento. A única salvação foi votar o texto do Senado”, justificou o deputado baiano.
Com a aprovação da versão avalizada pelos senadores, os servidores da Susep não terão direito a subsídio. No entanto, informou Teixeira, a categoria irá receber, em maio, o reajuste retroativo a janeiro.



Bayern engole o Barça

Um caminhão chamado Bayern de Munique atropelou o time de maior sucesso na Europa nos últimos anos. Se ainda é cedo para falar numa nova era no continente, ao menos os bávaros têm a convicção de que estão muito mais próximos de sua terceira final da Liga dos Campeões nos últimos quatro anos. Em grande noite de Thomas Müller, autor de dois gols e decisivo nos outros dois, a equipe treinada por Jupp Heynckes engoliu o Barcelona na Allianz Arena e, com vitória por 4 a 0, praticamente garantiu presença no lendário Wembley no próximo dia 25 de maio. Fora o baile.




Apesar da apagada atuação mesmo com maior posse de bola (63%), o Barça tem motivos para reclamar da arbitragem, já que Mario Gómez estava impedido no segundo gol. No terceiro, os jogadores também contestaram a não marcação de uma falta de Müller em Jordi Alba - Robben completou cara a cara com Valdés. O comentarista da TV Globo, Leonardo Gaciba, porém, não considerou irregularidade no lance. De quebra, o Bayern poderia ter obtido vantagem ainda maior se o árbitro húngaro Viktor Kassai tivesse assinalado pênalti de Piqué ainda no primeiro tempo.



Respeitando a ignorância de Seu Lunga


Seu Lunga pintou sua brasília e deixou novinha. Chegou um cabra e disse: O seu carro é igual ao meu. Seu Lunga pegou um pau e amassou todinha e disse: Era igual.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



_ Como seu Lunga é dono de loja de peças usadas, chegou um menino e perguntou:

Seu Lunga o senhor compra peças velhas. Respondeu seu Lunga: Não, eu compro nova e só vendo quando fica velha.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Para comemorar 110 anos, Harley-Davidson terá desfile no Brasil

Em 2013, a principal fabricante de motos dos Estados Unidos, a Harley-Davidson completa 110 anos de história e conta com calendário de eventos em todo o mundo. Para o Brasil, a empresa realizará, no dia 1 de junho, em São Paulo, um desfile destinado a seus clientes e fãs pelas ruas da cidade. A partida será às 13h na Nova Arena Anhembi liderada por Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson e bisneto de Arthur S. Davidson, um dos fundadores da companhia.


Ladies of the Road passeiam pelas ruas de São Paulo (Foto: Raul Zito / G1)De acordo com a empresa, a comitiva sairá às 14h30 do Sambódromo, passando por ruas e avenidas de São Paulo. Depois, o grupo retorna ao Anhembi onde acontecerá a comemoração do 110º aniversário da Harley-Davidson. A celebração terá área de exposições, praça de alimentação, espaço exclusivo do H.O.G. - o Harley Owners Group, moto-clube da Harley, clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson - e palco com diversas bandas tocando rock ’n roll.

A escolha de São Paulo para receber a festa no Brasil ocorreu devido a cidade ser o maior mercado Harley-Davidson do país e cidade que conta com um grande circuito cultural, turístico e de entretenimento. Além disso, a comemoração será o feriado de Corpus Christi, quando o acesso é facilitado e a circulação na cidade é mais tranquila, informa a empresa.

Comemoração ao redor do mundo

No calendário oficial do aniversário da H-D serão 12 festas ao redor do globo, além dos eventos pré-existentes ao redor do mundo, até setembro de 2013. Os eventos ocorrerão em 11 países em seis continentes e serão liderados por duas celebrações principais, a festa em Roma, Itália, entre os dias 13 e 16 de junho de 2013, e em Milwaukee entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro.

Em 2012, Rio de Janeiro recebeu Harley Days

Com a presença de 1.500 motos, um desfile cruzou as ruas do Rio de Janeiro, em 2012. O passeio fez parte da 2ª edição do Rio Harley Days, que teve diversas atividades para os motociclistas e fãs de motos. A empresa americana tem por tradição realizar festas e comemorações ao redor do planeta, coma maneira de fidelizar seus clientes.

Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos em março de 2013

O Volkswagen Gol se manteve o campeão nas vendas de carros em março passado, mas a disputa pela vice-liderança foi acirrada entre os dois veículos mais emplacados da Fiat: o Uno e o Palio. O primeiro levou a melhor, com 1.286 unidades a mais vendidas, porém está perdendo no acumulado do ano, onde o Palio é o segundo colocado, depois do Gol, com uma pequena vantagem sobre o Uno (160 unidades).


O Hyundai HB20, um "novato" nessa "turma", lançado 5 meses atrás, repetiu a quarta posição de fevereiro, tomando o lugar que era do Volkswagen Fox há tempos. Em janeiro, o hatch sul-coreano havia sido o nono colocado.

Entre as motos, a briga pela vice-liderança também é destaque. Tanto em março quanto no acumulado do ano, a Honda Biz toma a dianteira da Honda CG 125. A CG 150 continua liderando o ranking. Veja o top 10 abaixo.

carros mais vendidos MARÇO (vale este) (Foto: Arte G1)