quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pedestres também têm que estar atentos

O motorista não é único que deve estar atento às placas de sinalização e seus significados. Pedestres, ciclistas, motociclistas e até condutores de veículos de tração animal têm que estar de olho em como proceder, conhecendo as proibições e os direitos. Além disso, entre a sinalização de indicação existem as placas com mensagens de educação e comportamento no trânsito.

Entre os conjuntos de sinais de regulamentação, existem as placas “proibido trânsito de bicicletas”, “proibido trânsito de máquinas agrícolas”, “proibido trânsito de pedestres” e “proibido trânsito de veículos de tração animal”, além de indicações para o pedestre andar pela direita ou esquerda.

Mas os transeuntes devem ficar atentos para sinalizações aparentemente voltadas para os condutores de carros. Placas do tipo “duplo sentido de circulação”, “passagem obrigatória” e “vire à esquerda” podem significar a vida do pedestre.

Especiais

No conjunto de sinais de advertência, há as placas especiais para pedestres, chamando a atenção para a existência ou natureza de perigo na via. Entre as placas de indicação, há aquelas educativas, com mensagens do tipo “pedestre, aguarde o sinal verde”, “utilize a passagem subterrânea” ou “pedestre, atravesse na faixa”. Em qualquer caso, é sempre bom ler e respeitar o que está indicado.

É bom saber que ...

1 - As mensagens das placas de regulamentação são imperativas e a sua violação constitui em infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

2 - As placas de regulamentação indicam obrigação e, com tarja vermelha, proibição.

3 - As placas de regulamentação são sempre circulares, com exceção da placa octogonal de “parada obrigatória” e triangular “dê a preferência”.

4 - As cores das placas (as bordas, o fundo e as legendas) obedecem a determinados procedimentos: vermelhas para obrigação de parada e regulamentação (proibição ou obrigação) em geral, verde para passagem permitida e orientação direcional, azul para indicação de serviços auxiliares, amarelo para atenção generalizada, preta para regulamentação e informação, e branca - para regulamentação e informação.

5 - As mensagens das placas de advertência possuem caráter de recomendação.

6 - As mensagens das placas de indicação são de caráter meramente informativo ou educativo, não sendo uma imposição.

Projeto Festival da Camisa será lançado no Distrito de Pão de Açúcar


Mais um evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, desta vez, no seu mais populoso distrito, Pão de Açúcar. Com o lançamento do Projeto Festival da Camisa. Para isso o Governo Municipal fez parceria com a ACIPA (Associação Comercial e Industrial de Pão de Açúcar) e organizou uma mega festa com grandes shows nos dias 23, 24 e 25 de abril com uma programação repleta de atrações.


Programação de lançamento do Projeto Festival da Camisa


Dia 23 - MPBAIÃO

Gatinha Manhosa

Dia 24 - Forró Taquara

Soxoteá

Sirano e Sirino

Dia 25 - Encontro de Reboques durante toda tarde

Perguntar não ofende

* Como andam as reuniões da Comissão do Distrito Industrial da Capital da Sulanca? Será que já abandonaram o assunto?

* O Rio Capibaribe ficou vermelho com o descaso do Governo Municipal que despeja sangue diariamente no seu leito. A notícia foi destaque nacional, muito foi dito, mas nada foi realizado até o momento. Até quando o rio vai agonizar?

* Quando será colocado em funcionamento o novo Hospital Municipal, no local onde funcionava o Santa Isabel? Desde dezembro o Governo Municipal vem pagando o arrendamento de um verdadeiro elefante branco.

* Onde foram parar as tão comemoradas emendas parlamentares conquistadas na peregrinação que o prefeito e um grupo de vereadores fizeram em Brasília? Será que vão virar apenas uma lenda urbana?

* Quantos dias ainda vão durar duas alianças políticas de mentirinha que existem na cidade: José Augusto Maia & Diogo Moraes, Edson Vieira & Nanau?

* O que foi que Mendonça Filho viu que não sai mais de Santa Cruz? Será que após as eleições ele continuará tão presente na Capital da Sulanca?

* Será que a bancada de oposição acredita que ganhará a eleição da presidência da câmara em dezembro? Mais uma vez tudo caminha para uma vitória dos Taboquinhas.

* Quem decretou o boicote à Rádio Vale? Já que Galego de Mourinha (Infra-Estrutura) afirmou que não concederia entrevistas a rádio porque recebeu ordens superiores. Porém a informação foi desmentida pelo Secretário de Administração Neydson Eduardo.

Perguntar não ofende

* Como andam as reuniões da Comissão do Distrito Industrial da Capital da Sulanca? Será que já abandonaram o assunto?

* O Rio Capibaribe ficou vermelho com o descaso do Governo Municipal que despeja sangue diariamente no seu leito. A notícia foi destaque nacional, muito foi dito, mas nada foi realizado até o momento. Até quando o rio vai agonizar?

* Quando será colocado em funcionamento o novo Hospital Municipal, no local onde funcionava o Santa Isabel? Desde dezembro o Governo Municipal vem pagando o arrendamento de um verdadeiro elefante branco.

* Onde foram parar as tão comemoradas emendas parlamentares conquistadas na peregrinação que o prefeito e um grupo de vereadores fizeram em Brasília? Será que vão virar apenas uma lenda urbana?

* Quantos dias ainda vão durar duas alianças políticas de mentirinha que existem na cidade: José Augusto Maia & Diogo Moraes, Edson Vieira & Nanau?

* O que foi que Mendonça Filho viu que não sai mais de Santa Cruz? Será que após as eleições ele continuará tão presente na Capital da Sulanca?

* Será que a bancada de oposição acredita que ganhará a eleição da presidência da câmara em dezembro? Mais uma vez tudo caminha para uma vitória dos Taboquinhas.

* Quem decretou o boicote à Rádio Vale? Já que Galego de Mourinha (Infra-Estrutura) afirmou que não concederia entrevistas a rádio porque recebeu ordens superiores. Porém a informação foi desmentida pelo Secretário de Administração Neydson Eduardo.

MORRE POLÍTICO DE SANTA CRUZ


João Batista Ferreira, de 68 anos de idade, o Piaba como era mais conhecido

O grande encontro


A primeira etapa do processo de sondagem e discussão da candidatura de Jarbas a governador será cumprida na próxima semana, quando o senador será, novamente, convocado pelo presidenciável José Serra a enfrentar Eduardo Campos nas urnas. Em entrevista a uma emissora de rádio do Recife ele confirmou, ontem, que estará recebendo o senador peemedebista na próxima semana.



Jarbas vai reiterar ao tucano o que já disse lá atrás, ou seja, não tem mais interesse em disputar mais uma vez o Governo do Estado, a não ser que o desafio seja parte de um projeto nacional. Com Jarbas na cabeça, PMDB, PSDB e PPS abrem um palanque fortíssimo no Estado.



Mesmo sem nunca confirmar sua candidatura, Jarbas aparece com 34% das intenções de voto no Estado contra 54% de Eduardo, 20 pontos de diferença faltando seis meses para as eleições. Esta frente pode se reduzir substancialmente ao longo da campanha quando começar o chamado guia eleitoral.



E é em cima da força de Jarbas que Serra espera reduzir o tamanho da derrota que sofrerá em Pernambuco, hoje, sem dúvida, o Estado mais lulista do País. Nesse entendimento, não é apenas Serra que pode sair beneficiado.



Se a disputa nacional se equilibrar e as pesquisas mostrarem cenários de que o candidato tucano pode liquidar Dilma, Jarbas tira dividendos eleitorais da situação, porque o eleitor não costuma separar o voto do presidente do governador. A eleição, portanto, tende a ser casada.

terça-feira, 13 de abril de 2010

ACIDENTE DE AVIÃO NO AEROPORTO DE MONTE ALEGRE - 12/04/2010



Por volta das 15:30 de hoje (12/04), quando pousava o avião do malote
do banco, bateu em um cachorro, quebrando o trem de pouso,
exigindo grande habilidade do piloto David Salomão, e por
pouco não causou um acidente mais grave.
Não houve vítimas (alem do cachorro

Buracos causam transtornos no Moda Center Santa Cruz


Um dos maiores complexos de vendas de artigos de vestuários da América Latina, o Moda Center Santa Cruz, está enfrentando um problema que perdura por um bom tempo. Estamos falando de inúmeros buracos dentro do parque de feiras.

Os buracos têm causado muito transtorno aos condôminos e clientes que fazem do Moda Center seu local de trabalho. Os buracos estão por toda parte, mas os que causam maiores perturbações estão localizados nas laterais do parque. Mais precisamente onde os motoristas passam pelo acesso aos estacionamentos. Por estes pontos os motoristas têm que manobrarem seus veículos com bastante atenção, buscando o melhor local para trafegar.

LULA ACERTA NA MOSCA


Em entrevista exclusiva ao jornal espanhol El Pais, Lula revelou o que pensa o Brasil sobre a questão nuclear, na véspera da reunião de cúpula internacional sobre segurança nuclear que começa amanhã em Washington. A entrevista foi concedida a Juan Luis Cebrian. Eis alguns conceitos de Lula sobre o assunto:

"Vou perguntar ao presidente Obama qual o significado do recente acordo que assinou com Medvedev sobre a desativação de ogivas nucleares. Desativação de quê? Porque se estamos falando do que já tinha caducado não tem sentido. Eu tenho em minha casa uma caixa com medicamentos e vou jogando fora os que perdem a validade. Ou falamos seriamente em desarmamento ou não podemos admitir que haja um grupo de países armados até os dentes e outros desarmados".

"O Paquistão tem a bomba atômica, Israel também. É compreensível que quem se sente pressionado pense em construir a sua".

Sobre o programa nuclear iraniano, Lula afirmou:

"Eu expliquei a Obama, a Sarkozy e a Merkel que temos que conversar com o Irã. É um grande país, com uma cultura própria, que criou uma civilização. É preciso assegurar aos iranianos o direito de enriquecer urânio para fins pacíficos e que os demais países tenham a tranquilidade de que é apenas para fins pacíficos".

Guerra sai do muro

Em entrevista exclusiva, ontem, a este colunista, o senador Sérgio Guerra (PSDB) acabou com o mistério e garantiu que é candidatíssimo à reeleição, na chapa de Jarbas Vasconcelos (PMDB), cuja postulação ao Governo do Estado ele dá como líquida e certa.



Na condição de presidente nacional da legenda tucana, Guerra deve assumir a coordenação-geral da campanha de Serra e isso estava sendo apontado como um tremendo obstáculo para enfrentar uma eleição majoritária no Estado. “Vou ter que me desdobrar.



Não posso fugir ao desafio de eleger Serra nem tampouco deixarei de renovar o meu mandato”, afirma Guerra. Segundo ele, Serra já está consciente deste duplo papel que terá ao longo da campanha. Com o senador tucano confirmado numa das vagas de sua chapa, Jarbas não tem mais motivos não se debruçar na eleição estadual.



Em entrevista ao JC domingo passado, ele praticamente confirmou que está no páreo. Com Guerra também confirmado, só resta agora Marco Maciel reafirmar que completa a chapa como o segundo candidato a senador.



Quanto ao vice, segundo o senador tucano, sairá do partido oposicionista o nome que venha a somar mais, tanto do DEM quanto do PSDB e do PPS. Guerra vai para um embate que considera difícil e acha que o conjunto das forças em torno de Jarbas e a presença nacional de Serra ajudam a sua reeleição.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do jornalista


Segundo pesquisas, o dia foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830.
O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”. Portanto, parabéns a todos os colegas jornalistas e que possamos, cada um em seu veículo de comunicação, contribuir para um mundo melhor com isenção, dignidade, democracia e principalmente respeito à liberdade de expressão!

Gesto do prefeito do Rio deveria servir de exemplo a todos os prefeitos do Brasil


Em meio ao temporal que caiu no Rio de Janeiro segunda e terça-feira desta semana, deixando um saldo de mais de 100 mortos, notou-se um belo gesto que deveria servir de exemplo ao presidente da República, governadores e prefeitos de todo o Brasil.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) varando noite e madrugada pelos bairros mais atingidos para levar sua solidariedade às vítimas das enchentes.

Hoje, por exemplo, o prefeito deu uma coletiva de imprensa às 5 e meia da manhã para explicar que providências havia tomado para minorar o sofrimento das populações atingidas e o que deverá ser feito pelos três níveis de governo para reconstruir as casas que foram destruídas.

É um gesto de solidariedade, humanidade e responsabilidade como poucas vezes se viu no Brasil diante de calamidades do gênero.

Caruaru perde centro de hemodiálise


A deputada Miriam Lacerda (DEM) registrou na Assembleia, hoje, o fechamento do Centro Regional de Hemodiálise de Caruaru que encerrou suas atividades no ano passado para reformas do prédio e até hoje a Secretaria de Saúde do Estado não diz quando voltará a funcionar.

"Todo dia tem uma história diferente e os pacientes, coitados, sofrendo numa clínica particular onde são atendidos como "encaixe", sem horário definido, porque os pacientes particulares têm prioriade sobre aqueles de responsabilidade do Estado, conforme denunciou a TV Asa Branca", disse a deputada.

A deputada disse também que a TV Asa Branca fez uma reportagem sobre o assunto destacando que, dois meses depois do fechamento do Centro, a Secretaria de Saúde anunciou que não haveria mais reformas e sim um novo prédio, a ser construído ao lado do Hospital Regional do Agreste a partir de julho de 2009.

Mas, em novembro, informou que questões burocráticas atrasaram as obras e, agora, a notícia é que surgiu um novo problema: os técnicos do setor de engenharia do Estado alertaram sobre os transtornos que o Centro de Hemodiálise poderia ter se fosse construído no local indicado, pois ficaria ao lado do novo prédiodo Instituto de Medicina Legal.

E já anunciaram um novo processo de licitação a ser aberto, esperando-se que as obras sejam iniciadas em agosto próximo. Só não foi informado se será no mesmo local polêmico ou se será estudado um novo local.

Senado aprova novas regras que restringem corte de luz e água


A interrupção do fornecimento de energia elétrica, água e outros serviços públicos para famílias de baixa renda, casas de saúde, escolas, presídios e centros de internação de menores, motivada por inadimplência, deverá obedecer a regras que preservem a manutenção mínima das atividades realizadas e a saúde das pessoas atingidas. Isso é o que garante projeto de lei do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) aprovado em decisão terminativa, hoje (7), pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), informou a Agência Senado.

O projeto altera a Lei 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Pela proposta, se tornam obrigatórios a notificação prévia - com pelo menos 30 dias de antecedência - do corte do serviço e o detalhamento ao consumidor do valor consolidado do débito.

Valadares resolveu apresentar a proposta motivado por notícias sobre cortes nos serviços de água, energia e telefonia em Santas Casas de Misericórdia, estabelecimentos que atendem prioritariamente pacientes carentes. Essa situação de inadimplência teria sido causada, inclusive, por atraso no repasse de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto do projeto "ficha limpa" volta à CCJ para ser refeito

Os líderes partidários fecharam um acordo hoje (7) para que o projeto “ficha limpa” volte para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a análise de emendas. A votação em plenário estava marcada para esta noite, mas diante da falta de maioria para aprovar a proposta, o projeto vai retornar para a comissão e somente no dia 29 de abril será levado direto para o plenário se ainda não tiver sido votado na comissão, informou o portal G1.

O projeto tenta barrar candidaturas de pessoas condenadas pela justiça que ainda tem processos tramitando devido a recursos. A proposta original, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que recebeu mais de 1,6 milhão de assinaturas, previa a proibição de candidatura para quem fosse condenado em primeira instância.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A mais nova paixão da Apple


Desde sábado, quando foi lançado nos Estados Unidos, o iPad, o mais novo produto da Apple, os aficcionados por novas tecnologias não falam em outra coisa. Muitos chegaram a passar horas na fila para conseguir comprar um. Como em Nova Iorque, por exemplo, assim que a loja da Apple abriu, cerca de 500 pessoas entraram em avalanche porta adentro e em poucos minutos não havia mais nenhum iPad nas prateleiras.
O aparelho em formato de prancheta pode ser descrito como um híbrido de iPhone grande e laptop. Ele pode ser usado para assistir filmes, armazenar fotografias e navegar na internet. O modelo à venda pode se conectar a internet sem fio, mas não possui tecnologia 3G, de conexão à rede por celular, e ainda não pode ser usado fora dos Estados Unidos.
O aparelho está sendo vendido a preços que variam entre US$ 499 e US$ 829 (entre R$ 880 e R$ 1.460). A Apple ainda não divulgou quanto o aparelho custará em outros países.
Mas como acontece com a maioria dos lançamentos não faltaram as críticas. Para o especialista Ian Fogg, do site Forrester, o iPad não pode ser facilmente sincronizado com aparelhos celulares e laptops.

ESCALA DE ARBITRAGEM


JOGO: SPORT CLUB DO RECIFE X S. E. YPIRANGA FUT. CLUBE
DIA: 07.04.2010 (QUARTA-FEIRA) HORÁRIO: 20h
ESTÁDIO: Ilha do Retiro Cidade: Recife
ÁRBITRO: Emerson Sobral
ASSISTENTE N.º 1: Jossemmar Diniz
ASSISTENTE N.º 2: Luciano Cruz
4º ÁRBITRO: Neilson Santos

JOGO: VERA CRUZ F. CLUBE X C. A. SALGUEIRO
DIA: 07.04.2010 (QUARTA-FEIRA) HORÁRIO: 20h30 C
ESTÁDIO: Severino Cândido Carneiro Cidade: Vitória de Sto. Antão
ÁRBITRO: Gleydson Leite
ASSISTENTE N.º 1: Wilton Lins
ASSISTENTE N.º 2: Marcelino Castro
4º ÁRBITRO: Giorgio Wilton

JOGO: A. D. CABENSE X C. A. DO PORTO
DIA: 07.04.2010 (QUARTA-FEIRA) HORÁRIO: 20h30
ESTÁDIO: Gileno de Carli Cidade: Cabo
ÁRBITRO: Emerson Batista
ASSISTENTE N.º 1: Albert Júnior
ASSISTENTE N.º 2: Marcelo Neves
4º ÁRBITRO: Eduardo Alcântara

JOGO: SETE DE SETEMBRO FUT. CLUBE X ARARIPINA F. CLUBE
DIA: 07.04.2010 (QUARTA-FE...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Censo Escolar: dados sobre os alunos devem ser conferidos até dia 5 de abril


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa: dia 5 de abril é o prazo final para atualizar os dados do Sistema Educacenso. De acordo com a CNM, as escolas municipais de Educação Básica devem conferir os dados sobre o movimento – transferência ou abandono – e o rendimento, que se refere à aprovação ou reprovação, dos alunos do ano letivo de 2009.

Os gestores escolares devem verificar se esses dados, disponíveis no sistema Educacenso, estão corretos, alerta a entidade. E caso não esteja, as informações devem ser corrigidas no próprio sistema, no prazo estabelecido.

Como as informações são utilizadas no cálculo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um importante indicador de qualidade da educação básica, é fundamental que todos os dados sejam conferidos, ressalta a CNM. Além disso, o Ideb tem sido utilizado para definir as prioridades de atendimento de alguns programas federais de educação.

Chupa Cabra


O Chupa Cabra é uma das atrações do churrasqueira Bar e também parte da historia do Bar já que trata-se da cabeça de um bode que vivia nas proximidades do Bar e que de vez em quando entrava no mesmo em seguida era colocado para fora, de tanto esta cena se repetir Marcos o proprietário do Churrasqueira Bar resolveu comprar o referido bode e aproveitar sua cabeça e partes do couro para montar o Chupa Cabra do Bar.